Escolhendo o Instrutor Aula de Direção

  • Escolhendo o INSTRUTOR.
  • Escolhendo o VEÍCULO.
  • O melhor HORÁRIO.
  • O que será AVALIADO!
  • O que você NÃO PODE ERRAR!
  • Apesar de muitos alunos não saberem, o ideal é que, em suas primeiras 10 aulas, você experimente pelo menos três instrutores diferentes. Por quê?
    Você só será capaz de saber se o seu instrutor é bom se compará-lo com outros. É muito cômodo para o aluno se acostumar com um instrutor. Assim você fica mais à vontade, o nervosismo passa e só com um sinal dele você já entende o que ele quer. Não se engane, nem sempre o mais fácil é o melhor caminho. Não fuja das dificuldades, você pode aprender muito mais com seus erros, do que com os acertos.
    Cada instrutor tem maneiras diferentes de ver, interpretar e pedir as coisas. Não é interessante que você se prenda às particularidades de um único profissional. Certamente, no dia do seu exame, você estará ao lado de um examinador com características diferentes das que o seu instrutor tem. Muitos alunos reclamam que “no dia do exame é muito diferente”. Isso não é verdade. O que acontece é que, se acostumam com o jeito do instrutor e quando pegam alguém diferente, acham tudo muito estranho.
    A partir da décima primeira aula procure se firmar com um instrutor. Depois de testar alguns instrutores, é necessário que você escolha um. É importante que defina o profissional que trabalhará com você. Assim, ele conhecerá melhor o seu perfil como aluno e poderá traçar um plano de aulas adequado às suas peculiaridades. Cada aluno tem suas particularidades, suas deficiências e grau de dificuldade. O instrutor sabe disso e por isso precisa te conhecer.
    Antes de marcar seu exame, faça um “pré-exame” com um instrutor que você ainda não tenha treinado. Neste pré-exame você perceberá que sua produtividade vai cair. Você errará coisas que normalmente não erra com “seu instrutor”. Mas entenda que no dia do seu exame você estará ao lado de alguém diferente, e isso te deixará um pouco nervoso. Ao fazer um pré-exame com alguém estranho você estará treinando sua mente para lidar com este tipo de situação. Isso, com certeza, o ajudará a controlar o nervosismo e superar este “obstáculo psicológico”.
    No pré-exame, exija que o instrutor utilize a “Planilha de Avaliação”. Peça que ele anote as faltas cometidas por você como se no exame estivesse e, ao final, comente as faltas cometidas. Quais delas são mais ou menos comprometedoras e, claro, te mostre o que fazer para que você possa corrigi-las.
    DICA: Dificilmente o “instrutor bonzinho” será um BOM INSTRUTOR. É normal que você erre em suas aulas e aquele instrutor “Zezinho Tudo Lindo”, que não reclama de NADA, certamente está deixando de te passar um monte de informações valiosas. Mas também não seja refém de Instrutor mal humorado ou sem educação. O bom profissional preza pela disciplina, ética e respeito com seus alunos. Se o seu instrutor lhe maltratar, não tenha dúvida, troque-o.
    Bom, chegamos ao final do nosso primeiro encontro. Em breve postaremos o próximo tema desta série, “ESCOLHENDO O VEÍCULO”. Fique ligado!
    Prof. Ronaldo Cardoso
    ronaldo@autoescolaonline.net
      blog prof http://www.autoescolaonline.net/

0 comentários:

Postar um comentário