Dicas
Lubrificante
Pense no motor como sendo o coração do seu carro e o óleo
como o sangue bombeado por ele. Um não funciona sem o outro.
Portanto, siga rigorosamente as recomendações do fabricante do
seu veículo quanto às trocas de óleo de motor. Este cuidado pode
significar uma economia considerável de lubrificante e combustível
e maior vida útil para o motor. Não deixe, da mesma forma, de fazer
a manutenção dos óleos transmissão e diferencial, e se for o caso,
também o de direção hidráulica. A esses itens devemos dar o mesmo grau
de importância, para o bom funcionamento do seu carro.
Fluídos
Fluidos de freio - o sistema de freios constitui-se
num ítem de segurança do seu carro. Se devidamente regulado e conservado,
assegura uma frenagem perfeita, sob as mais diversas condições de
trânsito. Portanto, verifique regularmente o nível do fluido de
freio do reservatório. Ao menor sinal de irregularidade neste item,
como pedal de freio mais baixo ou luz de freio do painel acesa,
consulte um mecânico imediatamente.
Água e fluido do radiador - sabemos que os motores trabalham a uma temperatura maior que 100°C e, desta forma, a água sozinha não cumpre a sua principal função, que seria a de refrigerar o motor. Sendo assim, devemos usar no sistema de arrefecimento uma combinação de água e fluido refrigerante, que além de assegurar uma perfeita refrigeração do motor, lhe garante também proteção, evitando ferrugem e consequentemente, vazamentos no sistema.
Água de bateria - verifique periodicamente o sistema elétrico do seu veículo. Examine a cada trinta dias o nível da água (baterias convencionais) e quando necessário, acrescente somente água destilada e lembre-se de não ultrapassar o nível. Verifique se há oxidação nos pólos positivos e negativos, e caso haja, limpe-os com uma solução de água + carbonato de sódio.
Outra dica importante: se for deixar o seu veículo parado por mais de uma semana, desligue o cabo negativo da bateria. Mas atenção, este procedimento não deve ser adotado caso o veículo possua computador de bordo ou som com sistema código. Água para o limpador de pára-brisa - é recomendável que se mantenha neste reservatório uma solução de água + sabão específico, pois em caso de chuva, essa combinação pode auxiliar na visibilidade, mantendo o pára-brisa desengordurado e sem a lama, geralmente levantada pelo veículo da frente.
Água e fluido do radiador - sabemos que os motores trabalham a uma temperatura maior que 100°C e, desta forma, a água sozinha não cumpre a sua principal função, que seria a de refrigerar o motor. Sendo assim, devemos usar no sistema de arrefecimento uma combinação de água e fluido refrigerante, que além de assegurar uma perfeita refrigeração do motor, lhe garante também proteção, evitando ferrugem e consequentemente, vazamentos no sistema.
Água de bateria - verifique periodicamente o sistema elétrico do seu veículo. Examine a cada trinta dias o nível da água (baterias convencionais) e quando necessário, acrescente somente água destilada e lembre-se de não ultrapassar o nível. Verifique se há oxidação nos pólos positivos e negativos, e caso haja, limpe-os com uma solução de água + carbonato de sódio.
Outra dica importante: se for deixar o seu veículo parado por mais de uma semana, desligue o cabo negativo da bateria. Mas atenção, este procedimento não deve ser adotado caso o veículo possua computador de bordo ou som com sistema código. Água para o limpador de pára-brisa - é recomendável que se mantenha neste reservatório uma solução de água + sabão específico, pois em caso de chuva, essa combinação pode auxiliar na visibilidade, mantendo o pára-brisa desengordurado e sem a lama, geralmente levantada pelo veículo da frente.
Filtros
Filtro de óleo - este ítem é responsável pela retenção
de partículas abrasivas oriundas da queima de combustível e do desgaste
das peças móveis do motor. A manutenção deste filtro deve ser feita
conforme a recomendação do fabricante do veículo, porém é desejável que
a cada troca de óleo se faça também a troca do filtro, de forma a
garantir suas funções principais.
Filtro de ar - a manutenção correta deste item pode evitar excessivo consumo de combustível ou baixo rendimento do motor, já que este tem a importante função de reter as partículas de poeira e fuligem do ar, utilizado para a queima do combustível. Deve-se trocar este item sempre seguindo a recomendação do fabricante do veículo, em geral de cada 15 a 20 mil km. Porém, em locais de grande concentração de poeira, esta troca deve ser mais freqüente.
Filtro de combustível - este tem o papel de reter as impurezas em suspensão na gasolina ou no álcool. A verificação deste ítem em veículos carburados deve ser feita entre 8 e 15 mil km e para os veículos com injeção direta, entre 15 e 40 mil km, conforme a recomendação do fabricante.
Filtro de ar - a manutenção correta deste item pode evitar excessivo consumo de combustível ou baixo rendimento do motor, já que este tem a importante função de reter as partículas de poeira e fuligem do ar, utilizado para a queima do combustível. Deve-se trocar este item sempre seguindo a recomendação do fabricante do veículo, em geral de cada 15 a 20 mil km. Porém, em locais de grande concentração de poeira, esta troca deve ser mais freqüente.
Filtro de combustível - este tem o papel de reter as impurezas em suspensão na gasolina ou no álcool. A verificação deste ítem em veículos carburados deve ser feita entre 8 e 15 mil km e para os veículos com injeção direta, entre 15 e 40 mil km, conforme a recomendação do fabricante.
Pneus
Calibre semanalmente, com eles frios, de acordo com a pressão indicada pelo fabricante
do veículo. Faça também o rodízio a cada 5 mil km. O alinhamento e o balanceamento das
4 rodas devem ser feitos pelo menos a cada 5 mil km. Mantenha as válvulas sempre tampadas
e evite excesso de carga. Examine sempre o sulco do pneu, e quando estiver com uma espessura
de 1,6 mm, ou se estiver com algum corte ou bolha, é hora de trocar.
Extintor de incêndio
Observe sempre se está dentro do prazo de validade, caso contrário você pode se ver
em sérios apuros se precisar dele, ou na hora de fazer a vistoria do Detran.
Alinhamento
Aumenta a vida útil dos pneus. O veículo bem alinhado oferece menor atrito entre os
pneus e o solo, aumenta a estabilidade em curvas e melhora a dirigibilidade do veículo.
Balanceamento
Impede oscilações do volante e da carroceria. O veículo balanceado roda sem vibrações,
o que ameniza o desgaste de todas as peças da suspensão.
Pastilhas e lonas
O freio é item fundamental na segurança do veículo. As pastilhas e as lonas gastam diminuem a
capacidade de frenagem, aumentando o espaço que o veículo percorre até parar. O discos de freio
gastos podem quebrar com a temperatura de frenagem.
Água do radiador
Os veículos, hoje, têm sistema de arrefecimento com radiador “selado”. Isso dá mais tranqüilidade
ao proprietário do carro, uma vez que não é necessário estar sempre verificando o nível de água do radiador.
No entanto, a água do radiador selado deve ser misturada a um líquido a base de propilenoglicol, que altera o
ponto de ebulição da água, uma vez que nesse sistema de radiador a pressão é bem maior. Em toda parada do carro
na oficina devemos aproveitar a oportunidade para verificação do nível de água no reservatório
(que deve ser feito com o motor frio) e o estado da mistura de propilenoglicol, para evitarmos motores com
aquecimento. Sempre que possível é interessante fazer a limpeza do sistema de arrefecimento, com a substituição
do líquido. Isso evita altas temperaturas do motor e a formação de bolhas na água, que, sob alta pressão, escavam
buracos nas paredes do motor. Radiador limpo com aditivo novo aumenta a vida útil do motor.
Óleo de caixa
Como não é comum estabelecer um limite de quilometragem para este óleo, sempre que o carro parar na oficina é bom
conferir o nível e, se necessário, completá-lo. Além de lubrificar, ele mantém a temperatura de funcionamento das
engrenagens da caixa de marchas.
Embreagem
A embreagem tem como função principal transmitir a força do
motor para as rodas e possibilitar a mudanças de marchas.
Em uma cidade com muitas subidas e sinal de trânsito, o seu uso
torna-se muito intenso. O seu desgaste pode provocar
patinação que, na maioria das vezes, o motorista nem percebe.
Esse fato aumenta o consumo de combustível e põe em risco a
segurança, pois o limite é o carro parar. Faça a verificação e a
regulagem sempre que o carro parar na oficina. Se necessário
e se a troca for recomendada pelo técnico, autorize a sua
substituição para obter melhor rendimento do carro e menor
consumo de combustível.
Limpeza dos bicos injetores
Os bicos injetores são tão importantes para o carro como as
artérias são para o corpo humano. Da mesma forma que vivemos lutando
contra o colesterol e a gordura, procurando deixar veias
desentupidas para que o sangue circule melhor pelo organismo, o bico
injetor
do automóvel deve estar sem sujeiras, para que a gasolina
circule livremente até os cilindros, o coração do motor. A maior causa
de mal
funcionamento do bico injetor é a sujeira acumulada. Em um país
como o Brasil, onde a gasolina às vezes é de má qualidade, o problema é
bastante comum, e não há ponte de safena que resolva. O caro que
tive um ou mais bico injetores sujos pode enfartar. Começa a engasgar,
sofre perda de potência e trabalha de forma incorreta,
aumentando o desgaste das peças e um conseqüente aumento do consumo de
combustível.
Correias do motor
As correias ressecadas podem se partir, gerando prejuízos para a
área do motor que elas comanda.
A correia da bomba d'água pode, se rompida, elevar a temperatura
do motor até fundi-lo.
A correia da direção hidráulica, se rompida, endurece a direção,
deixando o carro difícil de dirigir e causando riscos de graves
acidentes.
A correia do alternador, se rompida, para o sistema de ar
condicionado e elétrico.
As correias dentadas com desgaste são as causadoras dos mais
graves problemas. Devem ser substituídas nos intervalos de quilometragem
determinados pelo fabricante. Se rompidas, o veículo para de
funcionar imediatamente, podendo na maioria das vezes causar sérios
danos ao motor.
Velas de ignição
As velas têm duas funções no carro: provocar a ignição da
mistura de ar e de combustível, gerando a força do motor, e remover
calor da câmara de combustível. Velas com abertura desrregulada
ou eletrodos desgastados não provocam a queima correta do
combustível, provocando perda de potência e o conseqüente
aumento de consumo de gasolina.
Coxins do motor
Os coxins prendem o motor na carroceria do carro. São de
borracha para evitar transmissão da vibração do funcionamento do motor
para a carroceria, o que pode provocar fadiga em diversos
suportes de equipamentos fixados na carroceria. Quando quebrados, os
coxins
deixam o motor deslocar nas acelerações, o que provoca o estrago
de outras peças.
Coifas de homocinética
Protegem as homocinéticas de sujeiras e também guardam a graxa
para lubrificação das mesmas. Quando ressecadas, cortam e deixam a graxa
sair
e a sujeira entrar, danificando e quebrando as homocinéticas. A
sua verificação é importante sempre que o carro parar nas oficinas, pois
o seu
preço é bem mais baixo do que o da homocinética.
Amortecedores
Os amortecedores têm a finalidade de controlar a quantidade de
energia que entra e sai das molas. Eles amortecem o movimento da
suspensão,
para cima e para baixo, em harmonia com as molas, de maneira a
deixar os pneus do veículo sempre em contato com o chão.
Amortecedores danificados não amortecem o movimento das molas,
deixando a roda do veículo “pular”, perdendo o contato com o piso, e
deixando o carro sem estabilidade correndo o risco de perder a
sua trajetória. Além disso, aumentam muito a vibração do veículo,
causando
desgaste prematuro das demais pelas da suspensão e também dos
pneus.
Rolamentos de roda
É por meio dos rolamentos das rodas que os carros “deslizam” com
suavidade pelas ruas. Quando desgastados, apresentam folgas que
comprometem outras
partes da suspensão e também provocam uma elevação de sua
temperatura, podendo até fundir. Sempre que o carro parar na oficina é
bom verificá-los e
se necessário ajustar sua folga (quando permitido), caso
contrário a substituição será inevitável.
Check-up da suspensão
É por meio da suspensão do veículo que temos conforto,
estabilidade e segurança nas viagens. Ela é composta de bandejas,
buchas, molas, pivôs,
amortecedores, tensores, etc. Sua verificação é de extrema
importância, pois pequenas folgas nesses itens podem trazer grande
prejuízo para estabilidade
e dirigibilidade do veículo, provocando desgaste precoce dos
pneus e até mesmo comprometendo gravemente a segurança das pessoas.
Rodízio de pneus
A média de uso de um pneu de passeio em condições normais de
calibragem, de alinhamento de suspensão e de balanceamento é de
40.000km.
para atingir-se esta média é necessário o rodízio de pneus, uma
vez que os pneus das rodas dianteiras, que são direcionadas e na maioria
das vezes de
tração, têm desgaste maior. Sempre que houver uma oportunidade
de parar o carro em uma concessionária autorizada, peça orientação sobre
o rodízio
para um técnico vendedor.
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